Estratégias e Vantagens Competitivas

Estratégia

 

A estratégia do Fundo consiste na seleção, aquisição e administração ativa de um portfólio de edifícios de escritórios de alta qualidade (A/A+) nas maiores cidades do país, com preponderância de exposição à cidade de São Paulo. Os ativos poderão ser adquiridos parcial ou totalmente locados.

 

Após passar a constituir o portfólio do Fundo, a gestão do imóvel será executada de forma ativa pelo time de asset management do Pátria. A equipe será responsável pela locação dos ativos, buscando pró-ativamente inquilinos de primeira linha no mercado. A gestão operacional e técnica dos ativos será planejada e supervisionada pela equipe de engenharia do Pátria, podendo ter sua execução terceirizada para empresas especializadas.

 

Através de uma gestão ativa na locação de espaços, administração dos ativos e na compra/venda dos mesmos, o Pátria irá trabalhar para obter crescimento de renda e apreciação imobiliária através do incremento da ocupação dos futuros ativos que comporão o Fundo, bem como aumento dos valores de locação.

 

 

Vantagens Competitivas

 

O Pátria desenvolveu um processo de investimento diferenciado e disciplinado, utilizando seu conhecimento de mais de 30 anos de investimentos no Brasil e de 16 anos de investimentos imobiliários, essenciais para o alcance de uma carteira de investimentos bem sucedida e equilibrada em seus fundos imobiliários anteriores.

 

 

ORIGINAÇÃO DE NEGÓCIOS
Abordagem estruturada e pró-ativa na prospecção de ativos.
ANÁLISE FINANCEIRA
Estudo de viabilidade e análise das possíveis estratégias de desinvestimento.
DILIGÊNCIA E AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO
Equipe alocada para diligência completa;
Avaliação e aprovação da proposta pelo Comitê de Investimentos.
GESTÃO ATIVA
Esforços de locação e marketing;
Supervisão da gestão dos imóveis.
DESINVESTIMENTO
Monitoramento constante das condições de mercado e oportunidades de venda de ativos.

 

 

Originação de Negócios

O Pátria acredita que seu histórico, sua reputação e conhecimento de mercado devem fornecer ao Fundo uma vantagem competitiva na originação e na execução de seus investimentos. A abordagem estruturada e pró-ativa baseada na análise de setores-alvo, com um extenso pipeline, aliada ao contato constante com empresas e à discussão de soluções imobiliárias baseadas na compreensão das estratégias das companhias, pode conferir uma real vantagem competitiva.

 

Análise Financeira

Consiste na avaliação das potenciais oportunidades de investimento através de extensos estudos de viabilidade e análise das possíveis estratégias de saída para cada ativo. O Pátria não aprova um investimento a menos que acredite ter oportunidades de saída viáveis e realistas.

 

Diligência e Avaliação dos Investimentos

O Pátria possui vasta experiência no gerenciamento de riscos ao longo da fase de diligência dos investimentos, devido ao seu histórico imobiliário. A gestora aloca toda a equipe de investimentos para a análise de cada ativo.

A proposta de investimento passa por uma aprovação prévia pela equipe de gestão imobiliária e mediante a aprovação, avaliando risco e rentabilidade, a proposta é encaminhada para o Comitê de Investimentos do Pátria, que decide se o Fundo consumará ou não a transação.

 

Gestão Ativa

O Pátria realiza uma gestão ativa do portfólio do Fundo, onde os membros da equipe imobiliária se envolvem abordando questões como:

 

  • Esforços de locação e marketing, incluindo o desenvolvimento de estratégias de locação, avaliação dos potenciais inquilinos, precificação do custo potencial de melhorias e a negociação dos termos de locação;
  • Supervisão da gestão dos imóveis, incluindo análises das operações em andamento, a fim de identificar potenciais economias de custos e iniciativas para aumento da ocupação ou dos preços de aluguel;
  • Outros assuntos estratégicos, incluindo a abordagem de quaisquer problemas que possam afetar a propriedade.

 

A gestão ativa só é possível devido à disciplina e ao tamanho da equipe do Pátria, que conta com profissionais de experiência na área imobiliária.

 

Desinvestimento

O Pátria monitora constantemente as condições de mercado e suas variações, sempre avaliando oportunidades de saída do investimento para potenciais compradores distintos. O Pátria acredita que os desinvestimentos para investidores estratégicos serão uma opção atraente para o Fundo. Nossas amplas relações na comunidade financeira e experiência no mercado imobiliário local e internacional proporcionam oportunidades de desinvestimento interessantes.

A área imobiliária do Pátria já vendeu mais de 15 imóveis ao longo de sua história, a maioria para fundos imobiliários (FIIs).